titulo

palmamater

   

Excursões
Minicursos
Sessões técnicas
Transporte, alimentação e Hospedagem

    Palma Mater

    Muitas espécies nativas foram descritas e estudadas pelo botânicos do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro ao longo dos seus 200 anos. Entretanto, a planta que está mais associada com a imagem do JBRJ é a palmeira-real.

    A primeira palmeira-real (Roystonea oleracea (Jacq.) Cook) chamada na época Oreodoxa oleracea M. foi plantada no JBRJ por d. João VI em 1809. O exemplar foi trazido da Ilha de França do Jardim Gabrielle, presente de Luiz de Abreu Vieira e Silva ao Príncipe Regente. Desde então ela é popularmente conhecida como palmeira-imperial ou real e o exemplar plantado por d. João recebeu o nome de Palma Mater.

    Sua primeira floração foi em 1829. Na época o diretor do JBRJ, Serpa Brandão, pretendendo manter o monopólio da espécie mandava retirar os seus frutos e queimá-los. Entretanto, os escravos durante à noite colhiam os referidos frutos e vendiam as sementes. A palmeira-real então se propagou por todo Rio de Janeiro e posteriormente pelo Brasil, sendo confundida até mesmo com as espécies de palmeiras nativas.

    Em 25 de outubro de 1972 um raio fulminou a Palma Mater, que naquela época possuía 38,70 m de altura. Seu tronco, assim como a placa de mármore foram preservados. Uma amostra do seu estipe foi depositada na xiloteca do JBRJ. Em seu lugar, em 22 de agosto de 1973 foi plantado outro exemplar, simbolicamente chamado de Palma Filia por Leonam de Azevedo Penna, pesquisador do JBRJ em homenagem aos botânicos, na festa Anual das Árvores.

 

 

Promoção

Sociedade Botânica do Brasil
Diretoria Rio de Janeiro.

Realização
JBRJ_200anos


uenf

Informações:
Secretaria da XXVI Jornada Fluminense de Botânica
Rua Pacheco Leão, 915
Jardim Botânico
Rio de Janeiro / RJ
CEP: 22.460-030
Tel.: (21) 3204-2070
E-mail: secretariajornada@jbrj.gov.br

email para envio de resumos:
resumojornada@jbrj.gov.br

apoio
SBB
JBRJ_200anos
pma
uenf
embrapa solos
Associação de Amigos do JB
Couve-flor
capes
Natura